O que é Caricatura

Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo. Ser caricato é ser objeto de comicidade, ironia ou ter algo peculiar na face ou no corpo, levados ao exagero, à sátira jocosa ou como crítica de costumes.

Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção).

A caricatura é a "mãe" do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa.

A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de uma pessoa através do jogo com as formas. É comum sua utilização nas sátiras políticas; às vezes, esse termo pode ainda ser usado como sinônimo de grotesco (a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais) ou burlesco.

Texto retirado do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caricatura

Formação

Formado em Comunicação Visual, com conhecimentos em Direção de Arte (Impacta).

 

Cursos complementares: 

Desenho Artistico, Fundamentos da pintura, Estilização, Linguagem Visual, Pintura Digital com Photoshop Ilustração Vetorial e Story Telling (Fundação Bradesco).

Joaquim Gomes - Caricaturista

Em 2009 Joaquim Gomes iniciou sua trajetória no ramo de Caricatura ao Vivo depois de conhecer o Caricaturista Orlando Alves, profissional super competente que deu várias dicas sobre o ramo. A importância das parcerias foi algo que Joaquim levou a sério, focado na parceria com ótimos profissionais; Ricardo Confessor da Officina do Risco; Daniel Sato; Marcos Paulo da Studio Karicato; Edu Artes; Abel Costa; Emerson Ferrandini; Paula Zambotti; Lisandro Greco, Ivo Favero entre outros. 

Como cada parceiro tem estilos distintos podemos agradar todo tipo de gosto do bonito ao exagerado.

Hábil em todas as técnicas que existem atualmente no mercado da Caricatura, Aerografia, Digital e Papel. Sendo assim conseguimos através dessas técnicas aplicar os desenhos em diversos materiais, tais como: Camiseta de algodão, Ecobag, Avental (Aerografia), Caneca, Squeeze, Almofadas, Camiseta de Poliéster, Azulejo e Display de PVC (Digital).

Com a experiencia de eventos optou por  um estilo de desenho sem o exagero extremo.  Seguindo uma linha cartoon com caricaturas bonitas que agradam os modelos, enfatizando uma lembrança positiva para o seu evento e sua marca.

©  Joaquim Caricaturas 2009-2017 | Todos os direitos reservados        - CNPJ 14 069 626/0001-69

(11) 9 9747-3011 / 9 8625-9669 |   joaquimdesenhos@gmail.com |  Av das Palmeiras, 150- Bairro Portais-Cajamar (30 min da Lapa-SP)